A nova campanha intitulada “Instinto Paterno”, do Boticário, vai além de uma simples homenagem ao Dia dos Pais, tornando-se um importante apelo à reflexão sobre a equidade de gênero no ambiente corporativo e à necessidade de uma maior presença paterna nos primeiros dias de vida ou adoção de um filho.
O Brasil ainda enfrenta um desafio significativo em relação à licença-paternidade, que atualmente é estipulada em apenas cinco dias. Esse curto período pode ser insuficiente para estabelecer laços afetivos e contribuir de forma plena para o desenvolvimento da criança nos primeiros momentos de sua vida. Além disso, perpetua a ideia de que o cuidado infantil é responsabilidade exclusiva da mãe, o que reforça desigualdades de gênero na sociedade e no ambiente de trabalho.
A campanha do Boticário busca conscientizar a sociedade e as empresas sobre a importância de uma maior participação paterna desde os primeiros dias de vida do filho. Ao promover essa reflexão, a empresa incentiva a criação de políticas corporativas mais inclusivas e flexíveis, que possam permitir aos pais dedicarem mais tempo aos seus filhos sem prejuízo de suas carreiras profissionais.
Para além de ser uma mera celebração do Dia dos Pais, a campanha “Instinto Paterno” é um convite para questionarmos as disparidades de gênero presentes em nossa sociedade e encorajar a mudança em direção a um modelo mais igualitário, onde a paternidade é valorizada e incentivada em todas as esferas da vida. O objetivo é construir uma realidade em que os pais possam estar presentes e ativos desde o início da jornada dos filhos, contribuindo para um futuro mais justo e afetuoso.