Apesar de não agradar todo mundo, é obrigatório votar e às vésperas das eleições 2018, precisamos definir nossos candidatos, preparar a colhinha e separar os documentos, é nessa hora que nos damos conta que esquecemos onde colocamos o nosso título de eleitor, para facilitar essa tarefa, você já pode baixar o seu e-título.
O e-Título é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e já está sendo adotado em todo o país. “O eleitor pode baixar aplicativo nas lojas e, depois, inserir os seus dados. Inserindo todos os dados deve aparecer na tela do celular a via digital do Título de eleitor”, explica Ana Aguiar.
Disponível para download gratuito, o aplicativo e-titulo pode ser baixado nos mais modernos e diversos smartphones disponíveis no mercado, entre eles os modelos com Android e iOs.
O e-título está disponível para aparelhos que funcionam com o sistema operacional Android, na Play Store. A versão para iPhone, pode ser baixada na loja da Apple, de acordo com o TSE. Ainda não há previsão de lançamento para outro sistemas operacionais.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou a liberação de uma novidade importante no aplicativo e-Título, agora através do celular ou tablet o brasileiro poderá realizar a justificativa do voto, assim ficará de acordo com a Justiça Eleitoral.
O e-Título, desenvolvido pelo TSE, permite ao cidadão gerar certidões de quitação eleitoral e de nada consta de crimes eleitorais, além de fazer a autenticação de documentos da Justiça Eleitoral.
De acordo com o TSE, o aplicativo que dispensa o uso do título foi desenvolvido sem a necessidade de compra de qualquer equipamento ou contratação de serviço externo. A Corte Eleitoral, no entanto, não especificou quanto do orçamento interno do tribunal foi alocado para o projeto.
O eleitor que já fez o recadastramento biométrico precisa levar apenas o celular na hora de votar. O brasileiro poderá a partir de agora dispensar o uso do título de eleitor em papel. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um aplicativo de celular que substitui a necessidade de portar o documento na hora de votar.
O e-título trará todas as informações que constam no papel e, para os eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico – que inclui também foto –, bastará o celular para votar.Para quem ainda não realizou a biometria, será necessário apresentar, além do aplicativo no celular, um documento com foto. Cerca de 47% dos 146,7 milhões de eleitores fizeram o cadastramento biométrico até o momento.
este ano, uma novidade: o e-título. Um aplicativo para smartphones e tablets, desenvolvido pela justiça eleitoral, que é uma versão eletrônica do título de eleitor e que vai poder ser apresentado no dia da votação.
Para baixar o documento basta acessar a loja virtual do seu aparelho. Depois de instalado, é só preencher algumas informações como dados pessoais e o número da inscrição eleitoral.
Para os eleitores que fizeram o cadastro de biometria, o e-título vai apresentar também a foto para identificação na hora de votar. Mas atenção: além do aplicativo, será necessário apresentar também documento de identificação com foto.