Equipes de resgate que estão trabalhando para encontrar pessoas desaparecidas após uma avalanche nos Alpes franceses no domingo (9) descobriram mais uma vítima fatal debaixo da neve nesta segunda-feira (10), elevando o número total de mortos para cinco.
A avalanche ocorreu na geleira de Armancette, uma área muito popular entre os esquiadores, perto da vila de Contamines. Os turistas costumam subir até uma altitude de 3.600 metros para descer esquiando, e foi exatamente nesse ponto que a avalanche ocorreu.
Embora nenhum alerta tenha sido emitido pelo serviço de meteorologia francês, acredita-se que o calor e o vento possam ter contribuído para o deslizamento. François Barbier, o secretário de Segurança de Contamines-Montjoie, informou sobre o incidente.
“No verão, é uma área de caminhadas nas altas montanhas”, disse o secretário de Segurança de Contamines-Montjoie, François Barbier. “Os refúgios que dão acesso à geleira estavam cheios. As condições para o passeio estavam boas”, acrescentou, lamentando “a avalanche mais mortal da temporada”.
De acordo com a RFI, aproximadamente 20 indivíduos, incluindo policiais, bombeiros e socorristas, além de dois helicópteros e cães especializados em resgates na neve, participaram das buscas. As operações de busca continuaram durante toda a tarde, embora a possibilidade de uma nova avalanche não possa ser descartada.
O presidente francês, Emmanuel Macron, compartilhou uma mensagem em uma rede social expressando seus sentimentos pelas vítimas e informando que as equipes de resgate foram mobilizadas para encontrar pessoas ainda presas na neve. “Estamos com nossos pensamentos também voltados para elas”, afirmou.