Já não é novidade para ninguém que os veículos movidos a eletricidade e os SUVS são o futuro do mundo automotivo. Com suspensões mais altas, maior espaço e ajudando a preservar o meio ambiente, essa combinação tem tudo para ser a mais comum nos próximos anos.
Por isso, a Audi já se adiantou e lançou o E-Tron, um SUV médio-grande totalmente elétrico que promete ser revolucionário não apenas para a marca e para o grupo Volkswagen como para todo o mundo.
Olhando rapidamente para o E-Tron, vemos claramente a mistura da linha dos SUVS de maior porte da Audi em sua composição. Suas dimensões são literalmente uma média entre o Q5 e o Q7, sendo 4,90 m de comprimento (10 cm a menos que um Q7 e 24 cm a mais que um Q5), 1,93 m de largura (6 cm a menos que o novo Audi Q8), e 2,93 m de entre-eixos (7 cm a menos que o Q7 e 8 cm extras frente ao Q5).
Com um design similar ao Q8, com linhas do Q7 e dimensões um pouco maiores que o Q5, o E-Tron mesmo sendo um projeto inovador para o grupo Volkswagen não deixa com que o SUV da Audi perca sua identidade por completo, sempre tendo como referência os outros modelos da marca.
Assim como todos os outros veículos elétricos que estão chegando ao mercado, a tecnologia empregada nos mesmos é extremamente de ponta, chegando a se destacar imensamente dos veículos a combustão.
Por dentro, vemos algumas mudanças em relação aos demais modelos da marca como o volante diferente dos outros modelos, mas existem itens como a central multimídia e do ar condicionado de duas zonas digital em uma tela touchscreen que são iguais as do Q8, o SUV de topo da Audi.
Os materiais utilizados no veículo são da mais alta qualidade existente, fazendo valer seu preço e sua similaridade com o Q8 principalmente no interior do E-Tron.
Muitas vezes por conta do motor ser elétrico, existe a impressão do mesmo ser bem mais fraco do que o original e não trazer tanta potência quanto um motor a combustão original, ganhando assim o apelido de “motor de geladeira”. Mas esse apelido passa (muito) longe do E-Tron!
Na composição do veículo, existem tanto um motor dianteiro com 125 kW e um motor traseiro de 140 kW de potência, sendo que ambos funcionando conjuntamente rendem cerca de 362 cv combinados, além do torque instantâneo de 57,2 kgfm.
E mesmo possuindo uma força tão grande e com velocidade máxima de 200 km/h, a autonomia do veículo também não deixa a desejar, sendo de mais de 400 km, um número verdadeiramente expressivo quando levados em conta os números do veículo.
Está com vontade de ter o SUV elétrico da Audi? Basta esperar até o início do ano que vem, pois será nesse período em que a marca irá iniciar as vendas do E-tron oficialmente pelo Brasil, sendo que a pré-venda já foi iniciada por aqui!
Assim como todos os carros elétricos por aqui, o preço não é nada barato, ainda mais quando falamos sobre Audis. De acordo com a fabricante, o preço inicial do veículo é de 495 mil reais, podendo chegar até 600 mil reais na versão de topo do veículo.