Até 2030 a Apple deve ser neutra em carbono

A Apple passa a anunciar que a companhia tem a pretensão de ser neutra na emissão de carbono, essa meta foi determinada a acontecer até o ano de 2030. Isso significa que todos os eletrônicos, acessórios e produtos da empresa, não irão causar nenhum dano ao meio ambiente.
Publicado em Tecnologia dia 3/12/2020 por Alan Corrêa

A Apple passa a anunciar que a companhia tem a pretensão de ser neutra na emissão de carbono, essa meta foi determinada a acontecer até o ano de 2030. Isso significa que todos os eletrônicos, acessórios e produtos da empresa, não irão causar nenhum dano ao meio ambiente.

Existem diversas empresas e companhias que fabricam seu produto, porém todo esse processo de inicialização até a parte final, pode causar danos ao meio ambiente, com a emissão de gases prejudiciais ao efeito estufa.

O ideal é que daqui alguns anos, várias dessas companhias possam conscientizar as suas produções, modificando alguns sistemas que emitem esses gases prejudiciais, ou lidar com toda a sujeira que fica no ambiente, limpando todos os resíduos tóxicos restantes.

Como isso é possível?

De alguns anos pra cá a Apple já estava trabalhando com os planejamentos de mudar a didática de produção de seus produtos. Portanto ao invés de extraírem novos materiais que são utilizados para a criação dos mesmos, eles investem em substâncias recicláveis, ou seja, aproveitam tudo o que é renovável.

“Claro. A Apple já possui um programa de emissão zero de carbono em todas as suas operações. Além disso, nós funcionamos em 100% de energia renovável em nossos campus corporativos, em nossas lojas e em todas as nossas centrais de dados. Então, sabemos como fazer isso. O desafio para 2030 é converter nossa cadeia de suprimentos e já demos início a esse processo”, disse Lisa Jackson, atual vice-presidente social e ambiental da Apple

As etapas de inicialização do produto, desde a coleta de materiais, até o processo de mineração e fundição, serão descartados até o ano de 2030, então além de economizar desse aspecto e tomar um tempo menor para todo esse processo, será escolhido um novo método que não prejudica o ambiente.

A companhia tentou acelerar o processo, afim de que as outras empresas também possam ter esse raciocínio e dar o engate para utilizar desse método nas suas produções.

A crise climática e o governo

Muitas pessoas acabam pensando na relação do governo contra a crise climática, e quais são as posições do mesmo em relação as empresas que acabam causando esse desequilíbrio no meio ambiente. Isso é um ponto muito importante a se abordar, pois nos obriga a pensar em toda a formulação da proteção que nos é oferecida.

O que queremos dizer aqui é que, o governo é o responsável pela proteção de sua população, portanto postos e centros de proteção ao meio ambiente ou outros estabelecimentos que visam cuidar da natureza, é extremamente importante, tanto quanto a mudança nas produções de produtos que levam a destruição da mesma.

É possível você fazer a coisa certa e também ter sucesso, é um trabalho que busca meios para a resolução de um problema que enfrentamos muito nos dias de hoje. Portanto, quanto mais negócios aderirem a fabricação de seus produtos de forma natural, que não atinja o meio ambiente, melhor respaldo governamental teremos e consequentemente a própria natureza dará conta de reestabelecer o seu equilíbrio.

Justiça climática

O ponto chave aqui, não é combater as mudanças climáticas, mas sim a injustiça que ocorre nesse meio. Vamos pensar o seguinte: Existe uma empresa que fabrica baterias, e o processamento de criação delas geram efeitos negativos ao meio ambiente, após toda a produção desse produto, as “consequências” ficam espalhadas pelo ar, destruindo os aspectos da natureza.

Agora eu te pergunto, é correto deixar toda aquela sujeita ali sem limpar? Podemos concordar que não, pois aquilo se torna prejudicial para a nossa saúde também, e quanto mais a produção dessas baterias, mais lixo acumulado, mais destruição, e mais problemas relacionados a saúde nós teremos.

Portanto, é preciso combater a essas injustiças, empresas planejarem uma forma de limpar essa consequências ruins, ou mudar o seu método de produção. A intenção da ONU para emitir substâncias sem carbono é até 2050, entretanto se grandes companhias adotarem a esse método e passarem a criar isso de forma mais rápida, teremos bons resultados.

Obter sucesso e fazer a coisa certa

Esse ponto é muito questionado, pois as grandes empresas acreditam que limpar toda a sujeira que é deixada pela produção de seus produtos, demandará mais dinheiro, e para isso, deverão aumentar o preço de suas vendas. Porém é possível você ter lucro e ainda sim, produzir com segurança ao mundo todo.

É preciso sentar e planejar sobre todos os custos e processamentos que são necessários na criação de diversas coisas. Quando isso é feito de forma correta, é possível que a alternativa de mudar um meio de produção seja mais válida, assim as companhias conseguem vender a mesma quantidade e fazer tudo dentro de justiça.

O trabalho que a Apple está fazendo, direciona as outras companhias a seguirem pelo mesmo caminho, desta forma, podemos trabalhar por um mundo melhor, protegendo a natureza e a população de todas as consequências que nós mesmos utilizamos.