Ter o SUS digitalizado é de suma importância tanto para o paciente quanto para o governo. O paciente terá o acesso a plataforma para agendar consultas e localizar unidades de saúde de uma forma mais rápidas e o governo, por sua vez, pode ter um maior controle e receber feedbacks de maneira mais ágil a fim de melhorar o serviço prestado.
Visando ajudar os agentes de saúde em todos os procedimentos, o Governo Federal lançou o app MedSUS que visa ajudar a todos os profissionais de saúde na hora de receitar uma medicação ao paciente.
O aplicativo tem a funcionalidade de mostrar aos médicos os tipos de medicamentos existentes. Para isso, com o objetivo de facilitar a procura para os profissionais da saúde, existem algumas funcionalidades para facilitar a busca.
Praticidades como ter informações provenientes das monografias do Formulário Terapêutico Nacional (FTN), informações extremamente completas e sempre em constante atualização, modo de como compartilhar as informações do medicamento, como favoritar e até mesmo utilizar filtro para encontra-lo fazem total diferença para o profissional na hora de usar o app.
Para o Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, o MedSUS é uma ferramenta que vai auxiliar os profissionais de saúde nas orientações necessárias no momento da prescrição e dispensação de medicamentos. “Nós desenvolvemos o aplicativo para consolidar em uma única ferramenta todo o material técnico que o Ministério da Saúde disponibiliza sobre os medicamentos indicados pelo SUS”, explica o secretário.
No geral, o MedSUS tem a função de ajudar os profissionais da saúde a encontrarem todas as informações referentes a um remédio da forma mais rápida possível, evitando longas horas de pesquisa sobre o mesmo.
“Tem uma área do aplicativo chamada de ‘informações ao paciente’ com as orientações necessárias. Se deve tomar em jejum, com água ou sucos e os cuidados com o armazenamento do medicamento”, informa a farmacêutica e técnica do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) do Ministério da Saúde, Marcela Amaral, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo.
O app está disponível para Android e iOs.
“Ele é todo baseado no formulário terapêutico, outras guias e protocolos que já estão disponíveis na internet. O aplicativo vem para consolidar esse material e possibilitar pesquisas mais rápidas”, afirma a técnica do DAF, Marcela Amaral.
O MedSUS foi lançado no dia 6 de dezembro de 2019 e ainda está em sua versão beta, ou seja, uma das primeiras colocadas no mercado. Mesmo assim, o aplicativo ainda conseguiu atingir a expressiva marca de mais de 100 mil downloads.
Os erros ainda são presentes no aplicativo (mesmo com sua excelente avaliação de 4,3 de 5), e o governo tem consciência disso. Por ser um app extremamente importante e em fase beta, existe um link para que as pessoas possam reportar erros e sugerir melhorias. O link é esse aqui.
O MedSUS tem um futuro extremamente brilhante pela frente, tendo tudo para ser um dos aplicativos mais utilizados pelos profissionais de saúde. A ótima aceitação já na versão beta e a preocupação em sempre otimizar o app fazem com que o mesmo tenha todo o potencial para ser amplamente utilizado no âmbito da saúde no geral.
*Com informações do Ministério da Saúde.