No domingo (4), uma cena inusitada marcou a terceira rodada das duplas femininas em Roland Garros. A competidora japonesa Miyu Kato foi desclassificada do torneio depois de acidentalmente acertar uma bolada no ombro de uma das gandulas presentes na quadra.
Inicialmente, a arbitragem emitiu apenas uma advertência para Miyu. Entretanto, devido aos protestos da dupla adversária, composta por Marie Bouzkova e Sara Sorribes Tormo, a japonesa acabou sendo eliminada da competição. Com lágrimas nos olhos, ela deixou a quadra inconsolável, recebendo apoio de sua parceira, Aldila Sutjiadi.
Miyu Kato procurou a gandula para se desculpar pelo incidente. Um dos oficiais do torneio reconheceu que a ação não foi intencional, mas afirmou: “Mesmo que não seja intencional, somos responsáveis por nossas ações se causarmos ferimentos a alguém.”
Sob vaias da torcida, a partida foi encerrada com a vitória de Marie Bouzkova e Sara Sorribes Tormo, que haviam vencido o primeiro set por 7 a 6, mas estavam perdendo o segundo set por 3 a 1. Após o jogo, Bouzkova explicou por que protestou junto ao árbitro contra a conduta da japonesa.
Como resultado, Marie Bouzkova e Sara Sorribes Tormo garantiram vaga nas quartas de final e enfrentarão Ellen Perez e Nicole Melichar-Martinez nesta terça-feira (6).