buscar

Ano Novo Lunar: 2023 é ano do coelho

Milhões de pessoas comemoram oficialmente em países asiáticos a chegada de 4721, o ano do coelho.
Publicado em Mundo dia 22/01/2023 por Alan Corrêa

Milhões de pessoas comemoram oficialmente em países asiáticos a chegada de 4721, o ano do coelho.

O ano novo lunar é o início de um ano civil cujos meses são ciclos lunares, com base no calendário lunar ou calendário lunissolar.

É particularmente comemorado em países do Leste e Sudeste Ásiatico, sendo influenciado pelo histórico calendário lunissolar chinês.

Ano Novo Lunar é comemorado pelo Google

Ano Novo Lunar é comemorado pelo Google

O Google preparou um Doodle especial para comemorar a data, repleto de significados e diversão.

Ao clicar no doodle, o usuário tem uma bonita surpresa, cheia de cores.

Ano Novo chinês: 2023 é ano do coelho

O Coelho é um dos animais do ciclo de 12 anos que aparece no Zodíaco da Astrologia chinesa e no Calendário chinês.

2023 é ano do coelho

O Ano Novo Lunar, que é comemorado especialmente pelos chineses, vietnamitas e outros países do Leste Asiático, começará no domingo (dia 22, pelo fuso local, ainda sábado no Brasil). Este será o ano 4721, ano do coelho, que é um símbolo da paz, do intelecto e de cautela.

Segundo a mitologia, o coelho foi um dos 12 animais que disputaram uma competição cósmica de natação que acabou determinando a ordem dos signos do zodíaco chinês. Apesar de coelho não nadar bem, o animal usou seu intelecto e cruzou o rio em uma jangada.

Simples, afetuosos, atraentes para o sexo oposto, talentosos em trabalhos manuais e ambiciosos. Realistas quanto às suas características, deixam o papel de líder para o mais competente mostrando que reconhece suas limitações, mas são ótimos líderes. Tradicionalmente associado à boa visão e um excelente juiz de caráter, com um instinto para reconhecer a sinceridade nos outros e uma habilidade quase paranormal em detectar falsidade. Nos relacionamentos pessoais, mesmo as fraudes mais inocentes serão identificadas quase que no momento em que forem perpetradas.

*Com informações do Wikipédia e Agência Brasil.