Os cientistas da NASA estão surpresos com uma descoberta surpreendente relacionada aos anéis de Saturno. Estudos realizados pelos astrônomos da NASA indicam que os anéis de Saturno estão encolhendo e podem eventualmente desaparecer. No entanto, a razão por trás desse fenômeno ainda é um mistério para a agência espacial.
De acordo com relatos do tabloide Daily Star, as primeiras observações desse fenômeno foram feitas na década de 80 pelas sondas Voyager 1 e 2. No entanto, novos dados foram coletados recentemente com o auxílio do Telescópio Espacial James Webb e do telescópio Keck, localizado no Havaí. Essas novas observações forneceram informações adicionais sobre a diminuição dos anéis de Saturno.
De acordo com o Dr. James O’Donoghue, o principal pesquisador do estudo, a velocidade exata do desgaste dos anéis ainda está sendo investigada. O’Donoghue afirmou que os resultados da pesquisa sugerem que os anéis de Saturno continuarão a existir por aproximadamente mais 300 milhões de anos.
Embora esse período possa parecer longo, em termos da história do universo, é considerado um desaparecimento relativamente rápido. O’Donoghue acrescentou que seria uma grande sorte estarmos vivos durante um período em que os anéis ainda existem.
A hipótese mais amplamente aceita pelos pesquisadores é que os anéis, compostos principalmente de rochas e gelo, estão sendo gradualmente atraídos pela gravidade do planeta e se fundindo com sua superfície. Isso sugere que os materiais dos anéis estão caindo na atmosfera ou se depositando na superfície de Saturno.