Atualmente os carros turbos estão mais em alta no mercado, o que antes era visto só como carro de arranque, agora a maioria dos carros novo estão trazendo mais desempenho e eficiência em consumo de combustível.
Antigamente os donos de carros turbos pagavam um preço alto em consumo para ter mais potência.
A fabricante de automóveis Fiat era a única que tinha no mercado carros turbos, os modelos eram o Uno Turbo e o Tempra Turbo. Entretanto, ao mesmo tempo que era fornecido mais potência, mais consumo havia, em comparação com carros com motor aspirado.
Mas agora essa tendência mudou, dos tempos para cá o motor foi aperfeiçoado, a injeção eletrônica evoluiu e por isso os carros turbo hoje em dia não estão gastões como eram antes.
Para se ter um exemplo, o Tempra Turbo que tinha 167 cavalos e fazia um consumo na estrada de mais ou menos 11 km/l, hoje um Audi ou outros carros 2.0 turbo que era a mesma cilindrada com injeção direta, chegam a fazer 16km/l na estrada.
As vantagens de se ter um carro turbo hoje em dia são muitos, primeiro porque você terá um motor menor de baixa cilindrada com a potência de um carro alta cilindrada antigo. Outro porque agora são mais econômicos, menos poluente e combina tecnologia de uma injeção direta de combustível com uma turbina para ganhar ainda mais desempenho.
Um motor 1.4 turbo com injeção direta de combustível, por exemplo, tem a mesma potência que um motor 2.0 aspirado antigo.
A prática de utilização de motores com turbocompressor demorou para se popularizar nos modelos brasileiros, mas a tecnologia já está presente até mesmo em carros de entrada de algumas fabricantes.