As poesias de Pablo Neruda são conhecidas por apresentarem uma linguagem simples e cotidiana para causar um impacto duradouro.
Originalmente escritos em espanhol, os poemas de um de seus primeiros livros: “Vinte Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada” são sensíveis e inteligentes, iluminando as sutilezas do amor e do encantamento.
Nascido em 12 de julho de 1904, em Parral, no Chile, Pablo Neruda na verdade é Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto, foi um escritor chileno, considerado um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX.
Originalmente seu nome fictício “Pablo Neruda” ocorreu aos 17 anos de idade, e foi uma declaração de afinidade com o escritor checo Jan Neruda. Esse pseudônimo seria utilizado durante toda a vida e tornou seu nome legal, após ação de modificação do nome civil.
Pablo Neruda publicou seu primeiro livro de poemas aos 19 anos. Ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, salvou 2 mil refugiados, passou três anos em exílio político, e concorreu à presidência do Chile.
Romântico e revolucionário, Neruda foi um dos poetas mais desimpedido e polêmico. No “Poema VI”, por exemplo, ele escreve: “Tua lembrança é de luz, de fumaça, de lago em calma! Mas para lá dos teus olhos ardiam os crepúsculos.” Depois, passou a retratar em seus poemas sua admiração pelos objetos do cotidiano, são mais de 225 poemas curtos em sua coleção “Todas as Odes”.
Neruda atingiu o sucesso literário rapidamente, mas padecia financeiramente, chegou até a trabalhar no consulado de Madrid só que a guerra civil chegou e o governo foi derrubado por um regime militar fascista. Foi nessa época que Neruda registrou todo sua experiência no exterior em uma coleção de poesia de 3 volumes intitulada: “Residência na Terra”, relatando fatos num período de 20 anos. Em “Explico Algumas Coisas” ele relata detalhes assombrosos do horror causado pela Guerra Civil Espanhola.
Em seu livro “Canto General”, Pablo Neruda tenta recontar toda a história latino-americana através da poesia, versando sobre todos os temas, da flora e fauna, até políticos e guerras. Mas, principalmente, prestando homenagem às pessoas comuns que estão por trás das conquistas do povo.
No fim, Neruda viveu no Chile pelo resto de sua vida, mesmo tendo passado por anos de exílio por sua opinião política. E mesmo assim ele permaneceu fiel aos ideais revolucionários.
Em 1970, aos 66 anos, Neruda concorreu à presidência do Chile antes de ceder a Salvador Allende e tornar-se seu conselheiro. Depois morreu em 23 de setembro de 1973 com 69 anos em um hospital. A causa da morte que foi divulgada pelo hospital, declarava ser câncer, mas rumores diziam que ele havia morrido de tristeza ou mesmo sido assassinado.
As poesias de Pablo Neruda se tornaram uma inspiração para muitas manifestações por todo o planeta. Ele retratava em seus versos momentos simples da vida pelos quais vale a pena lutar.