Conheça escolas que são exemplos na alimentação escolar

Três escolas da rede municipal de São Caetano do Sul, em São Paulo, foram reconhecidas como referências em alimentação escolar pela Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Rosana Munhos, a Emei Cleide Rosa Auricchio e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anacleto Campanella foram selecionadas para participar do projeto "Making School Meals Tasty" (Tornando as Refeições Escolares Saborosas), que tem como objetivo promover uma alimentação saudável e atrativa para os alunos.
Publicado por Alan Correa em Educação dia 11/06/2023

Três escolas da rede municipal de São Caetano do Sul, em São Paulo, foram reconhecidas como referências em alimentação escolar pela Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Rosana Munhos, a Emei Cleide Rosa Auricchio e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anacleto Campanella foram selecionadas para participar do projeto “Making School Meals Tasty” (Tornando as Refeições Escolares Saborosas), que tem como objetivo promover uma alimentação saudável e atrativa para os alunos.

“As crianças acompanham desde a germinação das sementes até o surgimento das primeiras folhas, regando e observando, diariamente, as mudanças no crescimento da plantinha”, conta a diretora do Emei.

Na Emei Rosana Munhos, as crianças são envolvidas desde o cultivo das sementes até o crescimento das plantas, acompanhando diariamente as mudanças no crescimento das plantinhas. Essa abordagem foi elogiada pela FAO por proporcionar uma experiência educativa completa em relação à alimentação. Além disso, a escola busca tornar as refeições mais atraentes para os alunos, seguindo as orientações da organização internacional.

Escolas brasileiras são destaque internacional por excelência na alimentação escolar (Prefeitura de São Caetano do Sul/ Divulgação)
Escolas brasileiras são destaque internacional por excelência na alimentação escolar (Prefeitura de São Caetano do Sul/ Divulgação)

A Emei Cleide Rosa Auricchio, por sua vez, adota a prática de hortas escolares como forma de familiarizar as crianças com alimentos saudáveis e nutritivos. Os alunos têm a oportunidade de plantar e colher hortaliças que são utilizadas nas receitas ou no cardápio da escola. Essa abordagem tem sido eficaz para incentivar o consumo desses alimentos pelos estudantes.

Já a Emef Anacleto Campanella destaca-se por oferecer refeições com pratos e sabores familiares às crianças. O cardápio da merenda escolar é composto por alimentos naturais, nutritivos e típicos da culinária brasileira, como arroz, feijão, mandioca e frutas. Além disso, a escola desenvolveu um projeto para reduzir o desperdício de alimentos, conscientizando os alunos sobre a importância de evitar o desperdício desde cedo.

Essas boas práticas adotadas pelas escolas de São Caetano do Sul podem servir de inspiração para outras instituições no Brasil e no mundo. A FAO destaca a importância de seguir diretrizes nutricionais e promover o prazer nas refeições escolares, além de valorizar a sustentabilidade e a utilização de hortas escolares como uma forma prática e educativa de ensinar sobre alimentação saudável.

*Com informações da Agência Brasil.

Alan Correa
Alan Correa
Sou jornalista desde 2014 (MTB: 0075964/SP), com foco em reportagens para jornais, blogs e sites de notícias. Escrevo com apuração rigorosa, clareza e compromisso com a informação. Apaixonado por tecnologia e carros.