Por Fusne 07/07/2022
O milho é um alimento delicioso, nutritivo e cheio de histórias e algumas incógnitas por aí. Dele, pode sair diversos tipos de comida, tanto doces como curau, pamonha, cremes, quanto salgados como farinhas, além disso, é possível comê-lo com recheios e temperos de seu gosto.
O milho em si possui algumas incógnitas quando relacionado com a sua origem, já que ele é um alimento que depende de cuidados, planejamento e outros fatores importantes para o cultivo, como o clima, a preparação do solo, a safra, entre outros.
Portanto, acredita-se que ele pode ter sido desenvolvido de uma geração de milho “selvagem”, e que a partir de um teosinto (espécie de capim), ele pode ter sido domesticado pelos nossos ancestrais até chegar ao tipo de cultura que é atualmente.
Mas, voltando um pouquinho, o bolo de milho foi um dos alimentos que também esteve presente nesses tempos antigos, de acordo com pesquisas, ele era um doce que estava ligado diretamente com a cultura dos índios tupis guaranis.
Na tribo, ele era conhecido como Mbojape, e normalmente era feito quando ocorria algum evento importante, como por exemplo o batismo de uma criança. Portanto, algumas especificações e doces já eram consumidas por índios e pela população da época.
O bolo de milho é uma delícia tradicional, a receita é fácil e saborosa
O preparo é bem simples, e em questão de 40-50 minutos o seu bolo estará prontinho para servir, vamos ao passo a passo: – Pegue todos os ingredientes e coloque no liquidificador; – Bata bem; – Prepare uma forma, unte com manteiga e farinha; – Despeje a massa do liquidificador na forma e coloque pra assar; – Leve ao forno a 180º e deixe assar por 30 minutos; – Pronto! Seu bolo já pode ser servido. Lembre-se que se quiser algo mais cremoso, poderá acrescentar com uma calda de milho deliciosa.