Seis Tipos de Depressão Identificados: O Que Isso Significa?
fusne.com
Um estudo na Nature Medicine identificou seis tipos de depressão. Pesquisadores usaram imagens cerebrais e aprendizado de máquina para classificar esses biotipos, visando tratamentos mais eficazes.
A pesquisa avaliou 801 pacientes com depressão ou ansiedade. Usando ressonância magnética funcional, mediram a atividade cerebral em diferentes estados, identificando seis padrões distintos.
Os pesquisadores agruparam as imagens cerebrais. Cada biotipo mostrou padrões únicos de atividade cerebral, permitindo melhor compreensão das formas de depressão e suas características.
Pacientes com hiperatividade cognitiva responderam melhor ao antidepressivo venlafaxina. Já aqueles com alta atividade em regiões específicas mostraram melhores resultados com psicoterapia.
Indivíduos com hiperatividade cognitiva relataram mais dificuldade em sentir prazer, enquanto outros biotipos mostraram respostas diferentes a tratamentos.
A descoberta permite tratamentos mais personalizados. Médicos podem adaptar abordagens terapêuticas de acordo com o tipo específico de depressão, aumentando as chances de sucesso no tratamento.