Por Fusne.com

28/05/2023

Greening: como tratar, sintomas e controle

fusne.com

O Greening é uma doença bacteriana que afeta principalmente as plantas cítricas, como laranjeiras, limoeiros e tangerineiras.

Também conhecida como Huanglongbing (HLB), essa doença é causada por uma bactéria chamada Candidatus Liberibacter spp.

A transmissão do Greening ocorre principalmente por meio de um inseto vetor, o psilídeo Diaphorina citri, que se alimenta da seiva das plantas cítricas infectadas e carrega a bactéria em seu corpo.

Quando o inseto infectado se alimenta de uma planta saudável, a bactéria é transferida, colonizando os vasos de transporte da seiva da planta e se espalhando por todo o seu sistema.

Os sintomas do Greening podem variar, mas incluem amarelecimento e enrugamento das folhas, redução do tamanho e da qualidade dos frutos, além de deformações e queda prematura das frutas.

À medida que a doença progride, a planta infectada pode definhar e morrer.

O Greening é considerado uma das doenças mais destrutivas para a indústria de citros, pois não há cura para a doença.

O manejo do Greening envolve principalmente medidas preventivas, como o controle do inseto vetor, a eliminação de plantas doentes e o uso de mudas certificadas livres da doença.

Esforços de pesquisa estão em andamento para encontrar soluções eficazes de controle e manejo do Greening, incluindo o desenvolvimento de variedades resistentes, o uso de inseticidas e a implementação de programas de monitoramento e erradicação.

Atualmente, não existe um tratamento efetivo para a cura do Greening (Huanglongbing - HLB).

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.