Senado aprova mudança no cálculo do preço mínimo de produtos agrícolas.
Com informações da Agência Brasil.
fusne.com
Nesta quarta-feira (10), o plenário do Senado aprovou a versão alterada do projeto de lei que altera a forma como os preços mínimos dos produtos agrícolas são calculados.
De acordo com a proposta, serão adotados novos critérios que levarão em consideração de forma mais precisa os custos de produção.
Incluindo a depreciação de máquinas e equipamentos utilizados na atividade agrícola. O texto agora será encaminhado para análise da Câmara dos Deputados.
Em agosto de 2019, o projeto foi aprovado de maneira terminativa pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, no entanto, um recurso foi interposto para que a votação fosse realizada no plenário.
Segundo o autor do projeto, o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), a falta de atualização dos preços mínimos, juntamente com a necessidade de investimentos, pode levar muitos produtores a saírem do mercado.
“O mérito desse projeto é atingir, principalmente, a agricultura familiar”, afirmou Heinze.
O projeto também estabelece que as sugestões de novos preços mínimos sejam discutidas com as principais entidades que representam o setor produtivo, com no mínimo 30 dias de antecedência.