Por Alan Correa

07/05/2023

Apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito. No entanto, o país já conta com produtos e exemplos de sucesso. Confira 10 curiosidades sobre a bioeconomia no Brasil.

fusne.com

O Brasil possui a maior biodiversidade do mundo, com cerca de 20% das espécies de plantas e animais do planeta.

A bioeconomia representa cerca de 5% do PIB brasileiro. O país é líder na produção de etanol a partir da cana-de-açúcar, com uma produção anual de cerca de 30 bilhões de litros.

O Brasil também é um grande produtor de biodiesel, que é produzido a partir de óleos vegetais e gorduras animais.

O país possui uma das maiores reservas de água doce do mundo, o que favorece a produção de alimentos e a geração de energia hidrelétrica.

A bioeconomia é uma das principais estratégias do governo brasileiro para promover o desenvolvimento sustentável e combater a pobreza.

A região amazônica é rica em recursos naturais e possui um grande potencial para o desenvolvimento da bioeconomia.

O país é líder mundial na produção de suco de laranja, com uma produção anual de cerca de 1,2 milhão de toneladas.

O Brasil possui uma das maiores áreas cultiváveis do mundo, o que permite a produção de uma grande variedade de alimentos.

A bioeconomia brasileira também engloba a produção de cosméticos naturais, como o óleo de argan e o óleo de buriti.

O país é um dos maiores produtores de soja do mundo, que é utilizada na produção de alimentos para animais e biocombustíveis.

A produção de bioplásticos a partir de recursos renováveis é uma das apostas da bioeconomia brasileira.

A bioeconomia também pode contribuir para a conservação dos recursos naturais, como a preservação das florestas e dos rios.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.