Por Fusne.com

01/05/2023

PL 2630 pode piorar a sua internet? Entenda o caso desse projeto sobre Fake News e como ele pode mudar sua vida.

Na véspera da votação na Câmara, marcada para esta terça-feira, 2, o Google intensificou sua campanha contra o Projeto de Lei das Fake News, incluindo um link para um artigo que se opõe à medida em sua página inicial.

Na página inicial do Google, que abriga a barra de pesquisa mais utilizada em todo o mundo, os usuários puderam visualizar um link para um texto da empresa intitulado "O PL das fake news pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil".

O texto, escrito pelo diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, Marcelo Lacerda, declara que o Projeto de Lei pode ampliar a desinformação no país.

“Uma das consequências indesejadas, por exemplo, é que o PL acaba protegendo quem produz desinformação, resultando na criação de mais desinformação”, diz o artigo.

Deputados de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, gigantes de tecnologia e bancadas conservadoras, como a evangélica, uniram-se para se opor à proposta que cria regras de moderação para provedores de internet, as quais podem levar à exclusão ou redução de alcance de internautas.

Eles afirmam que a mudança na lei poderá resultar em "censura" nas redes sociais.

Em contrapartida, os defensores do texto argumentam que o projeto visa proteger o uso adequado da internet e promover a responsabilização dos indivíduos que escrevem e distribuem conteúdo.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.