Por Fusne.com

29/04/2023

Índia supera China em população pela 1ª vez em séculos.

De acordo com projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), a Índia está superando a China em termos de tamanho da população neste mês.

Isso significa que, pela primeira vez em muitos anos, a China não é mais a nação mais populosa do mundo, e esse título agora pertence à Índia.

Embora a data exata dessa mudança no ranking dos países mais populosos não tenha sido divulgada, a ONU confirmou ao g1 que isso ocorreu em algum momento deste mês de abril.

A população da Índia é de 1,428 bilhão de habitantes, enquanto a população da China é de 1,425 bilhão de habitantes.

A partir de 1950, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) iniciou a contagem da população dos países do mundo, a China ocupou constantemente a posição de nação mais populosa do planeta.

É provável que a China tenha sido o país mais populoso por centenas de anos antes disso. Estima-se que em 1750, a população chinesa era de 225 milhões de pessoas, o que a tornava a nação mais populosa do mundo naquela época.

A mudança ocorreu devido à população envelhecida e ao crescimento estagnado da China. Nos anos 80, a China implementou a política do filho único, resultando na desaceleração do crescimento populacional, que persistiu mesmo após o fim dessa política. Como resultado, a população chinesa está prestes a encolher, com projeções apontando para uma redução de 8% em relação ao tamanho atual até 2050.

A Índia, por outro lado, possui uma população muito mais jovem, uma taxa de fertilidade mais alta e uma queda na mortalidade infantil nas últimas três décadas.

Além disso, a Índia tem mais nascimentos por ano do que qualquer outro país, enquanto a China tem mais mortes do que nascimentos a cada ano, como apontado por Dudley Poston Jr., professor emérito de sociologia na Texas A&M University.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.