Por Fusne.com

20/04/2023

Nesta quinta-feira, os contribuintes têm a possibilidade de consultar o lote residual do Imposto de Renda.

Com informações da Agência Brasil.

A Receita Federal anunciou nesta quinta-feira (20) a abertura da consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda.

Este lote é destinado aos contribuintes que caíram na malha fina, mas posteriormente regularizaram as pendências. A consulta está disponível a e o pagamento será realizado no dia 28 de abril, diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte na declaração do Imposto de Renda ou por meio da chave Pix.

No total, serão contemplados 290.934 contribuintes, que receberão um valor superior a R$ 344 milhões.

Para realizar a consulta, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e clicar em "Meu Imposto de Renda", seguido da opção "Consultar a Restituição".

Caso seja detectada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode corrigi-la por meio de retificação das informações.

O aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones também permite a consulta sobre a liberação das restituições e a situação cadastral do CPF.

No caso de não ser depositado na data prevista, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

O resgate deve ser feito pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu "Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda" e, em seguida, clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Vale lembrar que a restituição do Imposto de Renda é um direito do contribuinte, e o não recebimento do valor na data prevista pode ser resultado de alguma pendência que ainda precisa ser regularizada.

Portanto, é importante que o contribuinte verifique regularmente a situação de sua declaração e, se necessário, faça as correções necessárias para garantir o recebimento da restituição.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.