Por Fusne.com

19/04/2023

Confirmado: Gonçalves Dias pede demissão do GSI.

Na quarta-feira (19), o general Gonçalves Dias apresentou sua demissão do cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.

Isso acontece após ter sido flagrado em vídeo durante as invasões golpistas do dia 8 de janeiro, no Palácio do Planalto.

O pedido de demissão ocorreu após uma reunião com Lula e outros chefes de pastas, também no Palácio do Planalto.

A atuação do GSI durante os protestos de 8 de janeiro, em que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e vandalizaram as sedes dos Três Poderes, tem sido alvo de críticas.

A presença e atuação do general Dias no Palácio do Planalto durante os eventos foram registradas em um vídeo divulgado pela CNN Brasil.

As fotos exibem Gonçalves Dias e membros do GSI andando entre os invasores no Palácio do Planalto em 8 de janeiro. Um dos funcionários do GSI pode ser visto conversando com os invasores e os saudando, enquanto em outra parte, servidores do órgão entregam garrafas de água aos invasores. Em uma declaração, o GSI afirmou que as imagens mostram a "atividade dos agentes de segurança, que inicialmente buscaram evacuar os terceiro e quarto andares do Palácio do Planalto".

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.