Por Fusne.com

17/04/2023

A Petrobras anunciou uma redução de 8,1% no preço do gás natural.

Com informações da Agência Brasil.

Nesta segunda-feira (17), a Petrobras anunciou uma redução média de 8,1% no preço do gás natural em relação ao trimestre encerrado em abril.

Os novos valores serão cobrados a partir de 1º de maio, de acordo com a estatal. A empresa afirmou que os contratos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais do preço do gás, vinculados às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.

Segundo a Petrobras, o petróleo recuou 8,7% no período e o real teve uma valorização de 1,1% ante o dólar. Já a parcela referente ao transporte do gás é atualizada anualmente nos meses de maio e, neste ano, sofrerá reajuste de 0,2%, de acordo com a variação do IGP-M.

De acordo com a estatal, o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da Companhia, mas também pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, suas margens e pelos tributos federais e estaduais.

As tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas. Com o reajuste anunciado, o gás vendido pela Petrobras às distribuidoras acumula uma redução de 19% no ano.

A empresa ressaltou que a atualização do preço do gás natural não afeta o gás de cozinha (GLP), envasado em botijões ou vendido a granel. A redução no preço do gás natural pode ter impacto em diversos setores da economia, já que o gás é utilizado em processos industriais e na geração de energia elétrica.

A diminuição no custo pode tornar esses setores mais competitivos e incentivar o consumo de gás natural. No entanto, a redução no preço do gás natural também pode ter impactos negativos, principalmente para as empresas que atuam na exploração e produção de gás natural.

Se os preços se mantiverem em patamares baixos, essas empresas podem ter sua rentabilidade afetada, o que pode gerar impactos em toda a cadeia produtiva do setor.

A Petrobras é uma das principais produtoras de gás natural no Brasil e tem atuado em diversas frentes para reduzir seus custos e aumentar sua competitividade.

Além da redução do preço do gás natural, a empresa tem investido em novas tecnologias e em projetos de eficiência energética para reduzir seus custos operacionais e aumentar sua produtividade.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.