Por Fusne.com

06/04/2023

Foi encontrado no Vaticano um fragmento do Evangelho datado de 1.750 anos atrás.

Foi encontrado por um pesquisador da Academia Austríaca de Ciências (ÖAW) na Biblioteca do Vaticano um fragmento raro de uma tradução do Novo Testamento com 1.750 anos de idade.

Com o auxílio da fotografia ultravioleta, foi descoberto um pequeno fragmento de manuscrito na Biblioteca do Vaticano, que consiste em uma tradução siríaca do grego. Escrita no século 3 e copiada no século 6, a língua siríaca é um dialeto aramaico que desempenhou um papel importante na literatura religiosa e em textos cristãos.

De acordo com um comunicado da ÖAW, há cerca de 1.300 anos, um escriba na Palestina apagou um livro dos Evangelhos escrito em siríaco.

"A tradição do cristianismo siríaco conhece várias traduções do Antigo e do Novo Testamento", afirmou o especialista em história medieval Grigory Kessel, responsável pela descoberta e cujo trabalho sobre o achado foi publicado na revista especializada New Testament Studies.

Com o auxílio da tecnologia moderna, Kessel foi capaz de identificar que o texto em questão representa a terceira camada de escrita, o que significa que se trata de um palimpsesto duplo.

De acordo com o historiador, esse manuscrito proporciona uma abordagem singular para a fase inicial da história da transmissão textual dos Evangelhos.

Conforme a ÖAW, à medida que se tornam conhecidas mais traduções, a ciência adquire maior compreensão sobre o texto original dos Evangelhos.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.