Tatuadora Filipina de 106 anos é a mulher mais velha na capa da Vogue.
Aos 106 anos de idade, “Apo Wang Od“, uma tatuadora das Filipinas, fez história ao se tornar a mulher mais velha a aparecer na capa da revista de moda mais famosa do mundo, ela é a estrela da edição de abril da Vogue Filipinas.
Na capa da edição de beleza de abril de 2023 da Vogue Filipinas está Apo Whang-Od, uma tatuadora de 106 anos e uma das últimas praticantes do batok, uma antiga técnica de tatuagem indígena.
Para os membros de sua tribo, o batok é muito mais do que uma prática estética, é espiritual e simboliza sua identidade e parentesco.Além disso, é uma forma de transmitir histórias e conhecimentos passados por seus antepassados.
Acredita-se que as tatuagens na pele de Apo e de seus clientes os protejam de espíritos malignos e os acompanhem na vida após a morte, enquanto os bens materiais não.
Na foto da capa da Vogue Filipinas, Apo Whang-Od é vista sentada com graça, vestindo os símbolos de sua tribo, os Kalinga.
Desde a adolescência, Apo tem usado ferramentas delicadas e precisas para tatuar a pele, pintando as histórias dos Kalinga em seu corpo por toda a vida.