Por Fusne.com

26/03/2023

O socol é um presunto cru de origem italiana que tem grande tradição no estado do Espírito Santo.

Você já ouviu falar do socol? Esse presunto cru é uma iguaria muito conhecida no estado do Espírito Santo, apesar de o nome parecer estranho para alguns.

Originário da Itália, o socol é produzido exclusivamente no município de Venda Nova do Imigrante, localizado na região serrana do estado.

Com um sabor marcante e uma textura diferenciada, o socol é apreciado por muitos paladares exigentes. No entanto, seu preço pode ser considerado um pouco elevado para alguns, já que o quilo desse presunto cru custa, em média, R$ 130.

Ao chegar ao Brasil, os imigrantes italianos trouxeram consigo suas tradições culinárias e adaptaram-nas ao novo ambiente. Uma dessas tradições é o socol, um embutido que se tornou um produto único no mundo graças à sua adaptação à cultura brasileira.

O socol é um exemplo perfeito da história dos imigrantes italianos que se estabeleceram nas montanhas capixabas e se moldaram aos costumes brasileiros.

O socol é derivado do ossocollo, um produto muito consumido na Itália. Ambos são feitos de carne de porco, mas o socol é produzido com lombo, uma parte magra do animal, em contraste com o ossocollo, que é feito do pescoço e é rico em gordura.

Desde 2018, o socol tem o selo de identidade geográfica (IG), que certifica sua origem no noroeste do município de Venda Nova do Imigrante e destaca a tradição e qualidade do produto.

O produto feito na região de Venda Nova do Imigrante possui uma singularidade que o torna especial: um fungo encontrado ali, que é essencial para a maturação da carne do socol.

Segundo Alexandre Cesquim, presidente da Associação de Produtores de Socol local, somente nessa região ocorre esse processo de socolização.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.