Por Fusne.com

22/03/2023

Estudo revela que vitamina D pode ajudar a prevenir demência.

De acordo com um estudo publicado na revista científica Alzheimer’s & Dementia, tomar suplementos de vitamina D está associado a um período mais longo sem o desenvolvimento de demência.

Dos participantes que não apresentaram sintomas de demência, cerca de 40% relataram tomar suplementos dessa vitamina.

O estudo foi realizado no Reino Unido e sugere que a vitamina D pode ajudar a prevenir ou atrasar o início da demência em indivíduos mais velhos.

Pesquisadores do Hotchkiss Brain Institute, da Universidade de Calgary, e da Universidade de Exeter analisaram dados de 12.300 pessoas, incluindo aquelas que tomavam suplementos de vitamina D.

O estudo concluiu que a vitamina D pode prevenir a demência em todos os grupos analisados, embora os efeitos tenham sido mais significativos em mulheres e em pessoas com cognição normal.

Além disso, os efeitos foram mais notórios em indivíduos que não possuem o gene APOEe4, que é conhecido por aumentar o risco de demência de Alzheimer.

“No geral, encontramos evidências que pressupõem que a suplementação precoce pode ser particularmente benéfica, antes do início do declínio cognitivo”, diz em comunicado o professor Zahinoor Ismail, investigador principal da pesquisa.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.