Por Fusne.com

21/03/2023

DPVAT será remodelado e poderá voltar em 2024 se Governo aprovar.

A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja reformular o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) e possivelmente reintroduzir sua cobrança aos motoristas a partir do próximo ano.

O governo já está empenhado na criação de um novo formato para o seguro e tem como objetivo apresentar as novidades até o final de 2023.

“Nós precisamos refazer os modelos do DPVAT e reconstruir um novo DPVAT, com uma nova arquitetura para esse seguro, que é extremamente relevante. Temos um ano para fazer isso”, disse o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, na semana passada.

Até 2020, o DPVAT era um valor cobrado anualmente junto ao licenciamento dos veículos.

Entretanto, no ano seguinte, o governo federal criou um fundo no valor de R$ 4,3 bilhões para substituir o consórcio que anteriormente era responsável pelo seguro veicular obrigatório. Como resultado dessa medida, os motoristas ficaram isentos da cobrança anual do DPVAT.

A partir da criação do fundo, este passou a ser gerido pela Caixa Econômica Federal e tem sido utilizado para cobrir despesas relacionadas a assistência médica e suplementar, bem como indenizações em casos de invalidez permanente e morte.

No entanto, essa reserva está se esgotando e, consequentemente, existe uma tendência de que os proprietários de veículos voltem a arcar com o custo do DPVAT para garantir a continuidade do seguro.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.