Por Fusne.com

18/03/2023

A falta de sono adequado pode causar ansiedade e depressão.

Com informações da Agência Brasil.

Na última sexta-feira (17), foi celebrado o Dia Mundial do Sono, com o tema "O sono é essencial para saúde". A data foi criada em 2008 para destacar a importância da conscientização e promoção da saúde do sono.

A Sociedade Mundial do Sono está promovendo este ano um apelo global com o objetivo de reduzir o impacto que os problemas do sono têm na sociedade, através de medidas preventivas e tratamentos adequados.

Profissionais de diversas especialidades médicas de 70 países se uniram neste dia para realizar atividades locais e nacionais que destacam a importância do sono como um pilar fundamental para a saúde humana, tanto física quanto mental.

De acordo com as associações brasileiras de sono (Absono, ABMS e ABOS), existem mais de 100 distúrbios do sono.

Essas associações afirmam que ter uma boa noite de sono pode contribuir para melhorar a qualidade de vida e reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como arritmias e hipertensão arterial, bem como diabetes.

Além disso, dormir bem ajuda a manter um peso corporal saudável, prevenindo a obesidade, fortalece o sistema imunológico, libera hormônios, consolida a memória, concentração e aprendizado, regula o humor, diminui o risco de depressão e ansiedade, reduz o estresse e diminui o número de acidentes, incluindo os de trabalho e de trânsito.

A privação do sono ou sono de baixa qualidade pode causar fadiga que sobrecarrega fisicamente, mentalmente e emocionalmente, com possíveis alterações de humor.

A psicóloga clínica comportamental e mestre em Medicina do Sono, Mônica Müller, explica que os quadros de má qualidade do sono evoluem em quatro sintomas principais.

O primeiro é a insônia inicial, em que a pessoa tem dificuldade em adormecer. O segundo sintoma é a dificuldade em manter o sono.

O terceiro é a insônia terminal, em que a pessoa acorda antes do horário desejado/programado e não consegue voltar a dormir. Finalmente, o quarto sintoma é o sono não reparador, que leva a queixas de fadiga, cansaço extremo e dificuldade em funcionar adequadamente durante o dia.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.