Por Fusne.com

15/03/2023

Declaração de imposto de renda 2023: Receita Federal já está recebendo declarações.

De acordo com a Receita Federal, até as 17h desta quarta-feira (15), foram entregues mais de 1 milhão de declarações do Imposto de Renda 2023, o que representa o maior número de envios em um primeiro dia de declarações em pelo menos seis anos.

Foram recebidas um total de 1.050.123 declarações, das quais 302 mil foram enviadas apenas na primeira hora - um aumento de 30% em relação ao ano de 2022.

O prazo para submissão da declaração de Imposto de Renda referente ao ano-base de 2022 começou hoje às 9h e vai até o dia 31 de maio.

De acordo com informações divulgadas pela Receita Federal, 622.920 declarações foram submetidas utilizando o recurso de pré-preenchimento.

Dentro desse número, 273.890 foram realizadas através do aplicativo Meu Imposto de Renda, enquanto as outras 349.030 foram processadas pelo Programa Gerador de Declaração (PGD).

A Receita Federal divulgou algumas mudanças significativas, entre elas a opção para o contribuinte utilizar a declaração pré-preenchida no início do período de entrega.

Conforme o nome sugere, a declaração pré-preenchida utiliza dados informados previamente na Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), que é enviada pelas pessoas jurídicas pagadoras, empresas imobiliárias e prestadoras de serviços de saúde ao órgão até o final de fevereiro.

Com isso, os dados do contribuinte são automaticamente preenchidos na declaração de imposto de renda.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.