Estudantes promovem marcha em São Paulo para exigir a revogação do novo ensino médio.
Com informações da Agência Brasil.
Nesta quarta-feira (15), grupos estudantis realizaram um protesto exigindo a revogação do novo modelo do ensino médio, que foi estabelecido por lei em 2017 e se tornou obrigatório a partir de 2022.
Estudantes e professores se reuniram na Avenida Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), e marcharam em direção à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Durante o protesto, palavras de ordem foram entoadas pelo carro de som, exigindo a revogação do novo currículo que reduz a obrigatoriedade de algumas disciplinas e introduz itinerários, permitindo que os alunos se aprofundem em áreas de interesse.
Os itinerários incluem ênfase em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ensino técnico, mas a oferta dessas opções depende da capacidade das redes de ensino e das escolas.
Com faixas e cartazes em mãos, os estudantes expressaram críticas às mudanças que consideram uma redução do ensino e que, dentre outros problemas, os deixam menos preparados para ingressar nas universidades públicas.
Alguns manifestantes questionaram como poderiam se preparar adequadamente para o vestibular e o mercado de trabalho se estiverem mais preocupados em fazer atividades extracurriculares, como cozinhar brigadeiros.