Por Fusne.com

24/02/2023

Doença da Vaca Louca no Brasil suspende exportações para a China.

O Ministério da Agricultura anunciou a suspensão das exportações de carne para a China após a confirmação de um caso de “vaca louca” no Pará na noite de quarta-feira (22).

Em comunicado, o ministério informou que está seguindo todas as medidas previstas no protocolo sanitário, incluindo o abate e a incineração do animal infectado.

“Seguindo o protocolo sanitário oficial, às exportações para a China serão temporariamente suspensas a partir desta quinta-feira (23). No entanto, o diálogo com as autoridades está sendo intensificado para demonstrar todas as informações e o pronto restabelecimento do comércio da carne brasileira”, esclarece.

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) confirmou o caso. De acordo com o governo estadual, os sintomas sugerem que se trata da forma atípica da doença, que ocorre naturalmente na natureza e não representa risco de disseminação.

Na manhã desta quinta-feira (23), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, para fornecer esclarecimentos sobre o trabalho realizado pelo governo brasileiro no monitoramento do caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) confirmado em um animal no município de Marabá (PA).

O Brasil suspendeu as exportações de carne bovina para a China após a confirmação de um caso de doença da “vaca louca” no Pará.

Conforme o protocolo estabelecido entre os dois países, as vendas são suspensas automaticamente toda vez que um caso é identificado. Em 2021, o Brasil ficou mais de 100 dias sem enviar carne à China devido à identificação de dois casos.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.