Por Fusne.com

25/01/2023

Empréstimo consignado Auxílio Brasil 2023; entenda como funciona

Com informações da Agência Brasil.

Em 2022, o governo liberou o crédito consignado a beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e de programas federais de transferência de renda, como o Auxílio Brasil.

Apesar da ideia parecer boa, com o passar do tempo notou-se que a proposta traria mais endividamento e complicações do que soluções.

Já no final de 2022, o Ministério Público junto ao TCU pede suspensão do consignado do Auxílio Brasil. Procurador alegou que viu intenção meramente eleitoreira na concessão dessa modalidade de empréstimo.

Agora o problema ficou para o novo governo que informou sobre a criação de um programa para atender endividados.

O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. A iniciativa, batizada de Desenrola Brasil, ainda está em fase de elaboração.

“É grave o problema dos endividados do Auxílio Brasil ou do Bolsa Família, o chamado consignado. Primeiro, já do ponto de vista da própria legalidade. O programa foi usado, no período de eleição, com objetivos claramente eleitorais. O presidente Lula já demonstrou sensibilidade com o tema desde a campanha”, disse Wellington Dias.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.