Por Fusne.com

22/11/2022

PLl vai pedir anulação das eleições?  Entenda a polêmica

Moraes dá 24 horas para PL incluir auditoria do primeiro turno em petição.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, deu 24 horas para o PL, que pediu a anulação de 279.336 urnas, incluir na petição os dados da suposta auditoria também no primeiro turno das eleições sob pena de indeferimento inicial.

“As urnas eletrônicas apontadas na petição foram utilizadas tanto no primeiro turno, quanto no segundo turno das eleições 2022. Assim, sob a pena de indeferimento da inical, deve a autora auditar a petição inical para que o pedido abranja ambos os turnos das elições, no prazo de 24 horas”, escreveu o ministro.

Partido do presidente Jair Bolsonaro, o PL apresentou uma ação em que pede a anulação dos votos de 279.336 urnas eletrônicas, que são modelos anteriores a 2020.

No documento, o partido diz que houve falhas insanáveis, que colocaram em risco o resultado da eleição entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Logo após a apresentação da ação do PL ao TSE, o PSDB divulgou nota nas redes sociais em qual qualifica a iniciativa como "uma insensatez". "Terá a objeção das nossas instituições, da comunidade internacional e da sociedade brasileira. O momento é de colaborar democraticamente com a transição de governo. O brasileiro já elegeu líderes de centro, de direita e de esquerda utilizando a urna eletrônica. Eleição após eleição, o sistema eleitoral brasileiro prova a sua segurança e confiabilidade", afirma o partido, em nota.