É uma tapeçaria ou uma escultura? As figuras de fibra trançada de Magdalena Abakanowicz fizeram dela uma pioneiramente quando criou uma nova categoria de arte conhecida como Abakans. O Doodle de hoje celebra a escultora polonesa e artista multi-elemento. Neste dia, em 1930, Abakanowicz nasceu na Polônia.
Ela pertence à geração de artistas cuja infância terminou com o início da Segunda Guerra Mundial e que foram forçados a amadurecer precocemente. Os impactos de sua infância abreviada foram diversos e incluíram uma visão de mundo única que influenciou sua arte.
Abakanowicz formou-se na Academia de Belas Artes de Varsóvia em 1954, inicialmente pintando grandes guaches de 3 × 4 metros em tela. Na década de 1960, ela criou uma série de esculturas moles monumentais. Tradicionalmente planas e penduradas em uma parede, ela transformou o tecido em formas tridimensionais que preenchiam uma sala quando penduradas – essas esculturas flexíveis eram chamadas de Abakans (baseadas no sobrenome da criadora). Elas lhe renderam o prêmio máximo na Bienal Internacional de Arte de São Paulo de 1965 e tornaram Abakanowicz uma artista de renome internacional.
A partir da década de 1970, o principal tema de seu trabalho passou a ser a condição humana. A artista foi inspirada pelo fenômeno sociológico “A Multidão” – a ideia de que as multidões agem como um todo e os indivíduos perdem sua individualidade dentro dela. Partindo dessa ideia, Abakanowicz começou a criar mais de mil figuras, ou melhor, torsos humanos, ao longo dos anos. Os materiais brutos usados pela artista eram tecido de saco e bronze. Sua coleção “Agora”, um grupo de 106 figuras fundidas em ferro, é considerada sua declaração mais importante sobre a humanidade e está permanentemente instalada no Grant Park, em Chicago.
Museus e exposições prestigiosos em todo o mundo exibiram o trabalho de Abakanowicz. Mais de 100 exposições individuais foram organizadas em museus e galerias de arte em toda a Europa, Américas, Japão e Austrália, até o presente dia. Ela ganhou muitos prêmios por sua arte, incluindo o Prêmio de Realização de Vida do International Sculpture Center em Nova Jersey, o Prêmio de Distinção em Escultura do Sculpture Center em Nova York e a Ordem da Polônia Restituta – Cruz de Comandante com Estrela, na Polônia. Seu rico conjunto de obras de arte agora está sob os cuidados da Fundação Marta Magdalena Abakanowicz Kosmowska e Jan Kosmowski, sediada em Varsóvia.
Feliz aniversário, Magdalena Abakanowicz. Obrigado por compartilhar o tecido de sua vida com o mundo.
Magdalena Abakanowicz (1930-2017) foi uma renomada escultora e artista têxtil polonesa. Ela é reconhecida como uma das figuras mais proeminentes do movimento artístico conhecido como Arte Têxtil Abstrata. Nascida em Falenty, perto de Varsóvia, Abakanowicz estudou na Academia de Belas Artes de Varsóvia, onde posteriormente se tornou professora.
Abakanowicz ganhou destaque internacional na década de 1960, quando começou a criar grandes instalações de esculturas têxteis. Seu trabalho se destacou por suas formas abstratas e orgânicas, muitas vezes representando a condição humana, o sofrimento e a vulnerabilidade. Ela criou esculturas em grande escala, conhecidas como “Abakans”, que eram feitas de fibras naturais como sisal e juta.
Sua abordagem inovadora e sua dedicação em explorar os limites do meio têxtil a elevaram a um status de destaque no cenário artístico internacional. Abakanowicz recebeu várias honrarias ao longo de sua carreira, incluindo o Prêmio de Escultura da Bienal de Veneza em 1962 e o Prêmio Imperial do Japão em 1999.
O trabalho de Magdalena Abakanowicz pode ser encontrado em museus e galerias ao redor do mundo, e suas esculturas continuam a ser admiradas por sua expressividade e impacto visual. Ela faleceu em Varsóvia, em abril de 2017, deixando um legado duradouro no campo das artes visuais.