Games: Onde comprar clássicos e novidades em lojas online

Games: Onde comprar clássicos e novidades em lojas online

Um “Dispositivo de entretenimento com tubo de raios catódicos”, assim era a definição do videogame quando do seu surgimento em 1958. Criado pelo físico norte-americano Willy Higinbotham, era basicamente um jogo de tênis: o “console” era um osciloscópio, processado por um computador analógico. Posteriormente, Higinbotham aperfeiçoou o game para que ele fosse exibido em um monitor de 15 polegadas e o chamou de “Tennis Programming”.

Já o primeiro videogame patenteado foi o Spacewar!, desenvolvido por três estudantes do Massachusetts Institute of Technology, vulgo MIT. Para fazê-lo, foi necessário utilizar um enorme computador que custava milhões de dólares.

O console que temos hoje teve sua origem em um projeto de Rhalp Baer, engenheiro eletricista alemão. A intenção era construir um dispositivo que rodasse jogos eletrônicos através da TV, que fosse barato e acessível a todos e que pudesse divertir a toda a família. E assim, em 1966, nasceu o “chasing game”, semelhante a um ping-pong: dois quadrados que se moviam tela e podiam ser controlados pelo jogador. Em 1968, satisfeito com os resultados da sua ideia, Baer apresentou o protótipo do console, o “Brown Box”. Era um console que rodava jogos de futebol, vôlei e até mesmo de tiro. Depois de ser exibido para vários fabricantes de eletrônicos, o Brown Box foi vendido para uma subsidiária da Philips e lançado no mercado em 1972 com o nome de Odissey 100, que tinha rifle para jogos de tiro e um sistema basicão de troca de cartuchos. Na embalagem tinha folhas de papel para anotar os pontos e cards de plástico que serviam como cenário do jogo, pois a tecnologia da época tinha realismo zero. No lançamento, o console Odissey vendeu 100.000 unidades, mas com os gráficos toscos que tinha logo ficou encalhado.

O videogame viralizou mesmo graças a um dos estudantes do MIT, o Nolan Bushnell. Além de ser o criador do primeiro fliperama da história, em 1971, Nolan foi o fundador da marca que virou símbolo da minha geração, de todos nós que passamos dos 30: a Atari. O primeiro jogo da Atari foi o Pong, seguido de grandes clássicos como Asteroids, Pitfall, River Raid, Space Invaders, Frogger, Megamania e Enduro.

Depois do Atari outros consoles e jogos importantes foram surgindo: em 1977, a Midway Games (Gauntlet, Mortal Kombat, NBA Jam, Spy Hunter); em 1978, a Nintendo com o NES (Mario e Donkey Kong), a SEGA com o Master System e o Mega Drive (Sonic, Street Fighter, Mortal Kombat).

E assim a indústria dos games evoluiu cada vez mais até chegarmos nos 3 principais consoles atuais: o Nintendo Wii, o Sony Playstation 3 e o Microsoft Knicet: leia aqui o nosso comparativo.

Hoje, entre tantos games badalados, escolha os seus favoritos e divirta-se!

Deixe seu comentário:

Por Redação

Confira a lista de lojas de departamento para comprar online:

Eduardo Artico

Eduardo Artico

Redator publicitário. Especialista na arte de criar sacadinhas e anúncios.

Veja mais publicações de Eduardo Artico

+ Compras Online

Baixe o app que busca preços em lojas online confiáveis
Baixe o app que busca preços em lojas online confiáveis
Vai comprar na Black Friday? Confira dicas de segurança
Vai comprar na Black Friday? Confira dicas de segurança
5 motivos para você comprar uma churrasqueira Weber
5 motivos para você comprar uma churrasqueira Weber
Cuidado com os golpes na Black Friday
Cuidado com os golpes na Black Friday

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,