Como funciona o Reclame Aqui? O Fusne explica

Como funciona o Reclame Aqui? O Fusne explica

Você sabe usar o Reclame Aqui, nãaaaao… mas nem sabe o que é?

Então, peraí! Que a gente te explica com calma:

Vamos dizer que o ‘Reclame AQUI seja um canal OFICIAL do consumidor brasileiro’ pelo menos é o que eles dizem oficialmente, mas vamos combinar que não está longe desta proposta não, porque é confiável entre os internautas e consumidores de todo país. Ele atua há mais de 10 anos entre consumidores e vendedores ou fabricantes a nível nacional, olha que bacana, é quase um PROCON na internet, mas ainda não tem nada a ver com o governo, pelo menos por enquanto!

Agora, vamos exemplificar como podemos usá-lo, com o exemplo citado por eles mesmos. Vamos lá:

“Depois de ter um problema com uma companhia aérea, que resultou em uma perda de negócios, Maurício Vargas, presidente do site, procurou pelos serviços de atendimento ao consumidor da empresa para expor a sua indignação e a mesma não correspondeu.
A partir daí, Maurício notou a necessidade da criação de um canal em que o consumidor pudesse expor os problemas e a ineficiência dos canais de atendimento das empresas e assim surgiu o Reclame AQUI, que atualmente é considerado uma das principais fontes sobre informações de consumo do mundo.”

Porque defendemos a utilidade do site se não estamos ganhando absolutamente nada com isso? Simples, ele é extremamente confiável hoje por ser alimentado pelos próprios consumidores indignados com a ausência de bons serviços. Simples assim!

Quer mais… saber como ele funciona? Então se liga e acompanhe as dicas:

REPUTAÇÃO: Eles calculam os dados sem interferência manual na apuração dos dados. Ou seja… é um robô que calcula tudo sem ninguém manipular isso a favor ou contra.

BANCO DE DADOS: Os cadastros pré existentes são apenas facilitadores de contato entre as partes, aparentemente não tem vínculo algum com o site, mesmo porque até hoje desconhecemos casos de fraude. Fora que eles também alegam não fornecer o banco de Dados para ninguém. Eles avaliam as reclamações e fazem esse meio de campo para colaborar com as compras online ou pessoalmente.

Agora, uma parte muito importante, AS RESPONSABILIDADES DO CONSUMIDOR, ou seja… a sua parte para reclamar:

O site trabalha de maneira séria o suficiente para puxar a orelha do internauta brincalhão, o pessoal não brinca em serviço e pede para que as reclamações sejam justas pois elas servem de base para outros consumidores, então é importante falar bem sério nas reclamações eles checam todos os dados e os usuários mentirosos perdem credibilidade e não vão para o site.

“ O Reclame AQUI é um site de pesquisas usado por milhões de consumidores antes de fazerem uma compra ou fecharem um negócio, por isso é muito importante que algumas orientações básicas sejam seguidas, para que o processo de reclamação seja justo e honesto! O Reclame AQUI não aceita participações anônimas ou registradas como apelidos, pois todas as reclamações são assinadas e de responsabilidade dos interessados.
Você também não deve postar reclamações contra pessoas físicas ou de caráter político.
” dizem isso no site, bacana né… então bora usar também.

IMPORTANTE: qualquer pessoa pode usar este serviço, desde que tenha acontecido uma relação de compra e venda com a empresa em questão, basta se cadastrar no site. A postagem não é paga, pelo contrário é totalmente gratuita a postagem, o importante é divulgar. As empresas podem e as vezes dão respostas para os consumidores também de maneira completamente gratuita.

Agora, o mais importante de tudo… Como fazer uma reclamação no Reclame AQUI, bora aprender, né:

Você acha a empresa responsável pela sua reclamação, se ela não estiver cadastrada é só solicitar o cadastramento dela para a equipe do site. Depois você cadastra a sua reclamação e preenche os detalhes. Você deve se identificar ao final e finalizar a reclamação. Pronto!!! Só conferir se a reclamação está cadastrada e esperar a empresa falar algo a respeito. E enquanto você não recebe sua resposta, você divulga na rede o seu caso.

Na verdade não tem segredo, é simples!!

Agora, o CPF é necessário para a identificação única e segura do seu cadastro e quem tem acesso a esse dado é o setor da empresa responsável pelo atendimento, para que a identificação do consumidor possa ser feita de forma rápida e ágil.
O cadastro com o CPF ainda assegura que todas as reclamações sejam autênticas, inibindo a prática da criação de perfis e reclamações falsas, ou seja, a credibilidade do serviço é o que o move.

Fica por dentro: Você pode retirar a sua reclamação do ar, mas não é aconselhavel, pois outras pessoas que tenham o mesmo problema que você podem além de ter um modelo, saber como agir em caso de chateações ou evitar a compra exatamente por este motivo.

Lá da para você avaliar as reclamações também, dizendo se foi resolvido ou não o seu problema. Tem a página de RANKING com Melhores Índices de Solução, Melhores Índices de Novos Negócios, Melhores Nota média, Mais reclamadas nos últimos 12 meses, Mais reclamadas nos últimos 30 dias e Empresas recém cadastradas com mais reclamações.

Ta afim de colaborar?? Clica ai no link e movimenta seus direitos também, todos trabalhando por boas vendas. É isso!!! ;)

Dicas pra Comprar Online

O BateCabeça preparou um ebook com as melhores dicas para comprar em lojas online, confira:

Compras Online

Na hora de comprar em lojas online é necessário saber se a loja é confiável ou não, para não correr riscos desnecessários, o site BateCabeça, especializado em compras online, desenvolveu e compartilhou uma lista de lojas online confiáveis, confira:

Deixe seu comentário:

Bianca Ludymila

Bianca Ludymila

Descobridora do mundo, escritora da vida.

Veja mais publicações de Bianca Ludymila

+ Compras Online

Baixe o app que busca preços em lojas online confiáveis
Baixe o app que busca preços em lojas online confiáveis
Vai comprar na Black Friday? Confira dicas de segurança
Vai comprar na Black Friday? Confira dicas de segurança
5 motivos para você comprar uma churrasqueira Weber
5 motivos para você comprar uma churrasqueira Weber
Cuidado com os golpes na Black Friday
Cuidado com os golpes na Black Friday

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,